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VM – Visual Merchandising

O curso de Pós-Graduação Moda Mercado e Comunicação, aplica a disciplina Visual Merchandising VM com protótipo de vitrines temáticas.

O Visual Merchandising é o trabalho de dar vida ao produto no ponto de venda, através da união de diversas técnicas de marketing e comunicação visual. Ele envolve todos os aspectos do ambiente de varejo. Mobiliários, iluminação, sonorização, aroma  e as diversas formas de exposição do produto são trabalhados em um projeto de VM. Para isso, o profissional estuda a marca e o consumidor. Define o caminho do consumidor dentro da loja, os hot spots, calcula a venda por metro quadrado e define onde expor os produtos chave. Algumas são mais comerciais e outras mais conceituais.

Jorge Vieira fez Protótipo de vestimenta para casamento em projeto de vitrine VM Pós Graduação Anhanguera de São paulo.
Boneca como protótipo de criação de vitrine de noiva para o Natal. projeto VM Pós-Graduação Anhanguera Moda Mercado e Comunicação.

A vitrine dourada em destaque é forrada com papel crafit, o mesmo que da forma às camélias, realçadas por spray dourado, aos cuidados de Saskia Anhert. A iluminação é resultado de chaveiros com pilhas envolto por tecido especial. A réplica do vestido de noiva bordado é obra de Jorge Vieira. Os cabelos são penteados por Jefferson Araújo @jeffking.

Exposição das vitrines dos alunos da pós graduação VM
Protótipo de vitrine executada por Eliana Militão e Jacqueline Albuquerque alunas da Pós-Graduação do Curso de Moda Mercado e Comunicação Anhanguera. V.Mariana.

O professor Vitor Pontes, com experiência acadêmica e muita objetividade, orientou os designers  na disciplina Visual Merchandising, o que concluiu com o desafio proposto. Em grupo ou  individualmente, os artistas deveriam desenvolver um tema para as suas vitrines de dimensões 60cm de largura x 50cm altura e 20cm de profundidade e encenar o tema específico. Vale frizar a comunicação adequada para a sua marca. Segundo Pontes, o VM é subordinado ao Departamento de Marketing que com frequência desconhece os detalhes de rotina dos clientes nas lojas, sendo uma divergência para a melhor eficiência das estratégias escolhidas.

Durante as aulas, os alunos puderam rever uma breve história da moda, o visual e as mudanças entre as propostas das lojas no seus interiores e também as vitrines externas. Os tipos de manequins e expressões na fisionomia de cada um. O que muda relativo aos públicos e as classificações dos diferentes tipos de comércio e o conceito de cada marca.

Trabalho de moulage em protótipo de vitrine.
A confecção do look no corpo da boneca. Técnica conhecida como moulage.

A confecção do look; como destaque principal na vitrine em concordância com todo o tema proposto pelas equipes ou o aluno individualmente, a iluminação e toda decoração foram exigências de Pontes, que avaliou a execução durante todas as aulas e fez observações enquanto os trabalhos surgiam.

“A segurança na escolha do tema e a delicadeza na execução, em se tratando da escala reduzida, produzem  uma imagem visionária”

Jorge Vieira

Por faledemodablog

Sou Jorge Vieira, designer profissional, pós graduado em Moda, Mercado e Comunicação no Centro Universitário Anhanguera de São Paulo unidade Vila Mariana. Realizo orientação de estilo, especialmente para noivas.

2 respostas em “VM – Visual Merchandising”

Caraca!!! Genial! Criar as mini vitrines com vários temas possíveis e propostas diferentes, ficou incrível. Fora as bonecas que são um luxo… um sonho também.

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O exercício possibilita a construção do projeto para a apresentação. É possível viabilizar o orçamento, a execução e estimar o tempo de execução com antecedência à construção real.

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