O Visual Merchandising é o trabalho de dar vida ao produto no ponto de venda, através da união de diversas técnicas de marketing e comunicação visual. Ele envolve todos os aspectos do ambiente de varejo. Mobiliários, iluminação, sonorização, aroma e as diversas formas de exposição do produto são trabalhados em um projeto de VM. Para isso, o profissional estuda a marca e o consumidor. Define o caminho do consumidor dentro da loja, os hot spots, calcula a venda por metro quadrado e define onde expor os produtos chave. Algumas são mais comerciais e outras mais conceituais.
A vitrine dourada em destaque é forrada com papel crafit, o mesmo que da forma às camélias, realçadas por spray dourado, aos cuidados de Saskia Anhert. A iluminação é resultado de chaveiros com pilhas envolto por tecido especial. A réplica do vestido de noiva bordado é obra de Jorge Vieira. Os cabelos são penteados por Jefferson Araújo @jeffking.
O professor Vitor Pontes, com experiência acadêmica e muita objetividade, orientou os designers na disciplina Visual Merchandising, o que concluiu com o desafio proposto. Em grupo ou individualmente, os artistas deveriam desenvolver um tema para as suas vitrines de dimensões 60cm de largura x 50cm altura e 20cm de profundidade e encenar o tema específico. Vale frizar a comunicação adequada para a sua marca. Segundo Pontes, o VM é subordinado ao Departamento de Marketing que com frequência desconhece os detalhes de rotina dos clientes nas lojas, sendo uma divergência para a melhor eficiência das estratégias escolhidas.
Durante as aulas, os alunos puderam rever uma breve história da moda, o visual e as mudanças entre as propostas das lojas no seus interiores e também as vitrines externas. Os tipos de manequins e expressões na fisionomia de cada um. O que muda relativo aos públicos e as classificações dos diferentes tipos de comércio e o conceito de cada marca.
A confecção do look; como destaque principal na vitrine em concordância com todo o tema proposto pelas equipes ou o aluno individualmente, a iluminação e toda decoração foram exigências de Pontes, que avaliou a execução durante todas as aulas e fez observações enquanto os trabalhos surgiam.
“A segurança na escolha do tema e a delicadeza na execução, em se tratando da escala reduzida, produzem uma imagem visionária”
Jorge Vieira
2 respostas em “VM – Visual Merchandising”
Caraca!!! Genial! Criar as mini vitrines com vários temas possíveis e propostas diferentes, ficou incrível. Fora as bonecas que são um luxo… um sonho também.
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O exercício possibilita a construção do projeto para a apresentação. É possível viabilizar o orçamento, a execução e estimar o tempo de execução com antecedência à construção real.
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